Depravação Total e Eleição Incondicional
DEPRAVAÇÃO TOTAL
Este ponto é fundamental. Ele nos
mostra o que o pecado fez com o homem. Se tivermos uma perspectiva correta deste
ponto, teremos uma conclusão correta do que Deus fez por este homem. Caso contrário
se imaginarmos que a queda foi apena parcial, concluiremos que a salvaão é algo
atribuido parcialmente ao homem e parcialmente a Deus. Por isso disse J.C.Ryle:
“Perspectivas erradas sobre a corrupção da natureza humana sempre trarão consigo
perspectivas erradas sobre o grande antídoto e cura daquela corrupção”. Mas
o homem é totalmente depravado e incapaz de obter ou mesmo contribuir em favor de
sua própria salvação. Ele está morto.
O homem é totalmente depravado. Isto não
quer dizer que ele não seja capaz de realizar atos de bondade, mas quando assim
afirmamos estamos querendo dizer que a personalidade do homem foi afetada como um
todo pela queda e todas as suas faculdades, toda sua natureza foi corrompida. A
graça comum é a explicação para a capacidade deste homem corrompido praticar atos
de bondade. Mas mesmo assim são atos imperfeitos. Romanos 3 e 8. Até os atos de bondade que ímpio
pratica são pecados aos olhos de Deus, pois são praticados com propósitos soberbos.
Por natureza o homem está MORTO. “Portanto,
assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim
também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. (Rm.5.12)
“Ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...”
(Ef.2.1).
Está CEGO. “...obscurecidos
de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem,
pela dureza de seus corações”. (Ef.4.18).
Está CORROMPIDO na sua consciência,
“...porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas... são
abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra”. (Tt.1.15,16) ;
Gn.6.5; Gn.8.21; Ec.9.3; Jr.17.9; Tt.1.15).
Estão ESCRAVIZADO AO PECADO. “Todo
o que comete pecado é escravo do pecado”. (Jo.8.34) ; Ef.2.12; Rm.6.17;
e Ef.2.1-3).
São INIMIGO DE DEUS. “O pendor
da carne é inimizade contra Deus” (Rm.8.7 e Rm.3.18).
Estão SEM DESEJO POR DEUS. “...não
há quem busque a Deus”. (Rm.3.11)
Não têm SEM TEMOR A DEUS. “Não
há temor de Deus diante de seus olhos”. (Rm.3.18)
Já nascemos assim, diz o salmista no Salmo
51, “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”.
Não veja um nenezinho como um anjinho, mas como um pecadorzinho. (J.C.Ryle).
O apóstolo Pedro afirma em II Pedro 2.22
que o homem é como “O Cão que volta ao seu próprio vômito;
e: a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.”
Em Jeremias 13.23 lemos - “Pode, acaso,
o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer
o bem, estando acostumados a fazer o mal”. Esta é a situação do homem. está
de mãos e pés atados como Lázaro antes da ressurreição. Morto, preso, cego, sem
nenhuma possibilidade de “ver o Reino de Deus” e buscar este Deus. É o oposto do
que ensinava Armínio e Pelágio no século VI. O livre arbítrio do homem natural só
o leva para longe de Deus. George Whitefielde, o maior pregador inglês do século
XVIII disse que o livre arbítrio do homem só o leva para o inferno. Jó pergunta
em Jó 144: “...quem do imundo tirará o puro?”; ele mesmo responde: “Ninguém!”. Só Deus pode oprrar este milagre da ressurreição
espiritual. Só Deus pode dar nova vida. “Ele vos deu vida estando vós mortos
em vossos delitos e pecados” (Ef.2:1). A compreensão deste ponto é fundamental
para que entendamos o ponto seguinte. Este ponto nos mostra a inabilidade do homem
para se salvar.
ELEIÇÃO INCONDICIONAL
Se o homem, que está morto, não pode levantar-se
de sua morte espiritual, como pode então sair desta situação. Como pode “nascer
de novo”? A resposta maravilhosa é: Deus e só Deus o pode levantar, só Ele o faz
nascer de novo. Mas nem todos serão salvos. Se é Deus que salva e se todos não
são salvos, concluímos que Deus não escolheu salvar a todos. Esta não é uma
filosofia cega e absurda. É a Palavra de Deus que nos diz isso. Lembre-se que Deus
não escolheu todos os povos para ser o “seu povo”. Mas chamou a Abraão de Ur dos
Caldeus para dele constituir um povo especial seu. Ele mesmo diz em Deuteronômio
7.7, que não escolheu aquele povo porque eram maior do que os outros povos, mas
porque os amava. Lembre-se que Deus escolheu antes a Jacó, o mais novo em
lugar do primogênito Esaú e isso antes deles nasceram. “Amei a Jacó e me aborreci
de Esaú”(Rm.9.13). Lembre-se que havia muitos leprosos em Israel no tempo do
profeta Eliseu, mas Deus purificou apenas a Naamã o siro. Havia muitas viúvas em
Isarel mas Deus pelo profeta só escolheu a uma em Sidon, a viúva de Serepta (I Reis
17.8-24).
Lembre-se que Ele disse “Terei misericórdia
de quem me aprouver ter misericórdia, e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter
compaixão” (Rm.9:14). Ele tem misericórdia do seu povo escolhido
antes da fundação do mundo. Não foi isso que disse o apóstolo Paulo? “...nos escolheu nEle antes da fundação do
mundo...” (Ef.1.4); “nos predestinou para Ele para a adoção de filhos
por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef.1.5);
“aos que de antemão conheceu, também os predestinou...e aos que predestinou a
esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou e aos que justificou,
a esses também glorificou” (Rm.8.28,29). Independentemente de nossas
obras, Deus nos escolheu. Lembra-se do que Ele disse através do profeta Amós:
“De todas as famílias da terra somente a vós outros vos escolhi” (Amós 3.2).
Não foi pelo que fazemos de boas obras que Ele nos escolheu, visto que até estas
obras foram preparadas pôr Ele para que andássemos nelas. (Ef.2.10).
“Não fostes vós que me escolhestes a
mim: pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades
e deis frutos...” (Jo.15.16).
Você poderia dizer que o homem é salvo pela
fé (Atos 13.48; Hb.12.2; Tt.1.1). É verdade. Mas até esta fé é um dom de Deus.
“Pela graça sois salvos mediante a fé, isso não vem de vós é dom de Deus, não de
obras, para que ninguém se glorie”(Ef.2.8). A fé é dos eleitos de Deus (Tito
1:1; Atos 13:48 - “Creram todos os que haviam sido destinados para a vida
eterna”; Hb.12:2). Que coisa tremenda, nada somos sem Deus. Ele nos
amou antes que o sol brilhasse. Vamos cantar a estrofe do hino 87.
Com respeito a eleição quero citar o que
Spurgeon falou:
“Eu sei que foi Deus que me escolheu, porque
se Ele não me escolhesse eu jamais o escolheria”.
“Ele me escolheu antes de eu nascer, porque
depois que eu nasci, Ele jamais me escolheria”.
“Deus me escolheu por razões que eu desconheço,
porque eu não conheço nenhuma razão para Ele me escolher e não escolher outros”.
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