Tudo o que você gostaria de saber sobre predestinação, mas tem receio de perguntar (parte 03)

II. O SIGNIFICADO DA  ELEIÇÃO

O que significa “eleição?”. A palavra em si, o que significa? Vejamos o que diz o dicionário Webster diz: “Eleição significa escolhido por Deus, separado para a vida eterna”. Isto é precisamente o que queremos dizer quando usamos a palavra “eleição”. Eleger significa “selecionar” ou “escolher, separar, tomar um e deixar outro”. Quando elegemos um candidato a um certo cargo, é isto que fazemos. Nós tomamos uma pessoa, a colocamos na posição, e deixamos a outra pessoa. A definição de A. W. Pink para eleição será útil aqui; ele escreve, “Eleição significa que Deus tem separado certos indivíduos para serem objeto de Sua graça Salvadora, enquanto outros são deixados sofrer a justa punição pelos seus pecados. Significa que antes da fundação do mundo, Deus escolheu, de entre toda a massa da humanidade decaída um certo número, e os predestinou para serem conformes a imagem de Seu Filho”. Este é o significado da palavra eleição. 

A Doutrina da Igreja Universal
E assim tem sido usada a palavra eleição ao longo dos anos na história da Igreja. Os Trinta e Nove Artigos são a constituição eclesiástica da Igreja Anglicana e da Igreja Episcopal. No artigo 17 nós lemos, “Predestinação para a vida é o eterno propósito de Deus, através do qual (antes que os alicerces do mundo fossem assentados) Ele definitivamente decretou pelo Seu  conselho secreto a nós, livrar da maldição e  danação aqueles a quem Ele escolheu em Cristo, tirados da humanidade, e para traze-los a Cristo para a salvação eterna”. Na Confissão Batista, Artigo 3, lemos, “Pelo decreto de Deus, para a manifestação da Sua glória, alguns homens e anjos são predestinados, ou preordenados para a vida eterna através de Jesus Cristo, para o louvor da sua graça gloriosa; outros sendo deixados agir em seus pecados, para a justa condenação deles, para o louvor da sua gloriosa justiça....Aqueles da humanidade que são predestinados para a vida, Deus, antes que os alicerces do mundo fossem assentados, de acordo com a Sua vontade, escolheu em Cristo, para a glória eterna, por sua mera e livre graça, sem qualquer outra coisa na criatura como condição ou causa que O motivasse.” A vigésima questão do Breve Catecismo de Westminster pergunta, “Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?” A resposta diz: “Tendo Deus, unicamente por sua boa vontade, desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna, entrou com eles em um pacto de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria e os levar a um estado de salvação por meio de um Redentor”.  

Uma Definição Escriturística
Esta é a maneira como o homem tem usado a palavra eleição. Significando simplesmente a escolha  que Deus faz de algumas pessoas para dar-lhes o dom da salvação. As Escrituras confirmam esta definição da palavra. Seria impraticável ler todos os trechos da Bíblia que fazem alguma referência à eleição ou a predestinação. Citemos apenas alguns textos. Cristo diz em João 15:16, “Não fostes vós que escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que, tudo quanto pedires ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. Atos 13:48; “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna”. Romanos 11:5,7: “Assim pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.... Que diremos pois? O que Israel busca, isto não conseguiu; mas a eleição  o  alcançou;  e  os  mais  foram  endurecidos”. II Tessalonicenses 2:13:  “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação no Espírito e fé na verdade”. Além destas,  temos as palavras de nosso texto: “Assim como nos escolheu Nele, antes da fundação do mundo....segundo o beneplácito de sua vontade”. (Efésios 1:4a,5b).

Objeções Mantidas
Está lá! Você não poderá negar sem tomar uma faca e cortar da Bíblia estas passagens. Da massa da humanidade, Deus escolheu certas pessoas para serem o objeto de seu amor e sua graça. E quando perguntamos porque teria Deus feito isto, devemos responder, não sabemos porque. Ele não nos disse porque. Mas uma coisa nós sabemos, não foi por qualquer coisa naqueles escolhidos. Não porque eles fossem mais inteligentes ou melhores, ou qualquer outra coisa. Não foi também porque possuíssem algum desejo inerente de conhecer a Deus, ou algum amor inerente pela verdade, ou alguma justiça inerente. A Bíblia diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23). O Senhor escolheu alguns porque ele decidiu escolher alguns, segundo o conselho de sua própria vontade, de acordo com o seu bel-prazer. Isto é tudo o que podemos dizer. Deus escolheu alguns homens, antes que o mundo fosse formado, para serem os recipientes do dom de Sua salvação. Você pode rejeitar esta doutrina, você pode recusar-se a aceitá-la,  mas você não pode dizer que este não é o seu significado, pois isto é precisamente o que ela significa, e quer dizer.


Terceira parte do artigo publicado na Revista Os Puritanos 02 de 2003 -Truth for Life. Series Editor. J. Lingon Duncan III, Ph.D.

Nenhum comentário: