Casos de Consciência

Temos uma crise na Igreja hoje. Boa parte do cristianismo é superficial e raso. A fé cristã não tem sido aplicada em todas as áreas da vida. Os crentes professos são geralmente sem cultura bíblica, conhecem pouco a Bíblia e por isso não sabem aplicar sua fé à vida diária. Muitos dos pastores estão pouco equipados para ajudá-los. Mais uma vez são os puritanos que podem nos mostrar o caminho da solução. Eles eram mestres na cura das almas e estavam a par das necessidades do povo, da sua época. Eram muito hábeis em fazer o diagnóstico dos problemas humanos e de aplicar os princípios bíblicos a estes problemas. Para atingir este objetivo eles desenvolveram um método que nós chamamos de “Casos de Consciência”. Dr. Joseph Pipa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Poderia se tratar de um caso de um abuso sexual na infância, antes da pessoa ser crente e ter essa culpa a vida toda e quando vem a tona na consciência, já sendo um crente, se transforma em depressão e por muitos anos de problemas e tratamentos, sim torna-se necessário uso de antipsicóticos, ansiolíticos e antidepressivos, seja lá o que for. Além disso, a mágoa dos crentes que o feriram e que desconhecem a doença, servem de feridas na alma desta pessoa para piorar o estado de crise dela. Vem ainda o pecado que ele caiu por ter recebido uma instrução errada do Pastor de sua igreja que o levou ao pecado sexual e ele se amargurou até a Morte e nunca mais foi curado. Apenas vai piorando. Sim existe a culpa, apesar dele ter sido perdoado e sim existe a doença que desgraça toda relação psicossocial com os descrentes de sua família e os crentes de sua igreja. Precisamos ter textos mais concisos sobre estes assuntos. Não se resolve em breve tempo. Às vezes realmente não tem cura, apenas vai levando este crente miserável a morte lenta de sua vida em todos os sentidos.

Os Puritanos disse...

O excelente livro do Dr. David Murray dá um tratamento bíblico e equilibrado, abordando questões não tratadas nesta palestra ora transformada neste pequeno opúsculo.
Aconselhamos a sua leitura.
Gratos.

Anônimo disse...

Não há mais concentração pra se ler livros. Apenas a Bíblia.

Anônimo disse...

gostaria de saber se vc permite a impressão para uso particular
kauambtosan@gmail.com

Os Puritanos disse...

Sim, irmão, a impressão doméstica, para uso particular e não comercialização é permitida.
Agradecemos seu interesse.